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SELEÇÃO DE MÚSICAS DE CAPOEIRA

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HISTÓRIA DO MACULELÊ


HISTÓRIA DO MACULELÊ

Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo Baiano, cidade marcada pelo verde dos canaviais, é terra rica em manifestações da cultura popular de herança africana. Berço da capoeira baiana, foi também o palco de surgimento do Maculelê, dança de forte expressão dramática, destinada a participantes do sexo masculino, que dançam em grupo, batendo as grimas (bastões) ao ritmo dos atabaques e ao som de cânticos em dialetos africanos ou em linguagem popular. Era o ponto alto dos folguedos populares, nas celebrações profanas locais, comemorativas do dia de Nossa Senhora da Purificação (2 de fevereiro), a santa padroeira da cidade. Dentre todos os folguedos de Santo Amaro, o Maculelê era o mais contagiante, pelo ritmo vibrante e riqueza de cores.

Sua origem, porém, como aliás ocorre em relação a todas as manifestações folclóricas de matriz africana, é obscura e desconhecida. Acredita-se que seja um ato popular de origem africana que teria florescido no século XVIII nos canaviais de Santo Amaro, e que passara a integrar as comemorações locais. Há quem sustente, no entanto, que o Maculelê tem também raízes indígenas, sendo então de origem afro-indígena.

Conta a lenda que a encenação do Maculelê baseia-se em um episódio épico ocorrido numa aldeia primitiva do reino de Iorubá, em que, certa vez, saíram todos juntos os guerreiros para caçar, permanecendo na aldeia apenas 22 homens, na maioria idosos, junto das mulheres e crianças. Disso aproveitou-se uma tribo inimiga para atacar, com maior número de guerreiros. Os 22 homens remanescentes teriam então se armado de curtos bastões de pau e enfrentado os invasores, demonstrando tanta coragem que conseguiram pô-los em debandada. Quando retornaram os outros guerreiros, tomaram conhecimento do ocorrido e promoveram grande festa, na qual os 22 homens demonstraram a forma pela qual combateram os invasores. O episódio passou então a ser comemorado freqüentemente pelos membros da tribo, enriquecido com música característica e movimentos corporais peculiares. A dança seria assim uma homenagem à coragem daqueles bravos guerreiros.

No início do século XX, com a morte dos grandes mestres do Maculelê de Santo Amaro da Purificação, o folguedo deixou de constar, por muitos anos, das festas da padroeira. Até que, em 1943, apareceu um novo mestre – Paulino Aluísio de Andrade, conhecido como Popó do Maculelê, considerado por muitos como o “pai do Maculelê no Brasil”. Mestre Popó reuniu parentes e amigos, a quem ensinou a dança, baseando-se em suas lembranças, pretendendo incluí-la novamente nas festas religiosas locais. Formou um grupo, o “Conjunto de Maculelê de Santo Amaro”, que ficou muito conhecido.

É nos estudos desenvolvidos por Manoel Querino (1851-1923) que se encontram indicações de que o Maculelê seria um fragmento do Cucumbi, dança dramática em que os negros batiam roletes de madeira, acompanhados por cantos. Luís da Câmara Cascudo, em seu “Dicionário do Folclore Brasileiro”, aponta a semelhança do Maculelê com os Congos e Moçambiques. Deve-se citar também o livro de Emília Biancardi, “Olelê Maculelê”, um dos mais completos estudos sobre o assunto.

Hoje em dia, o Maculelê se encontra integrado na relação de atividades folclóricas brasileiras e é freqüentemente apresentado nas exibições de grupos de capoeira, grupos folclóricos, colégios e universidades.

Boa Noite 

Boa noite pra quem é de boa noite
(boa noite!)
Bom dia pra quem é de bom dia
(bom dia!)
A benção meu papai a benção 
Maculelê é o rei da valentia 
Boa noite pra quem é de boa noite
(boa noite!)
Bom dia pra quem é de bom dia
(bom dia!)
A benção meu papai a benção 
Maculelê è o rei da valentia 

Tindolelê auê Cauiza 
Tindolelê auê Cauiza
Tindolelê é sangue real
Meu pai é filho eu sou neto de Aruanda
Tindolelê auê Cauiza 
Tindolelê auê Cauiza
Tindolelê é sangue real
Meu pai é filho eu sou neto de Aruanda
Tindolelê auê Cauiza 
Cauiza, de onde é que veio? 
Eu vim de Angola ê 
Maculelê, de onde é que veio? 
Eu vim de Angola ê 
E o atabaque, de onde é que veio? 
Eu vim de Angola ê 

Sou Eu Maculelê 

Sou eu, sou eu
Sou eu, Maculelê, sou eu 
Sou eu, sou eu
Sou eu, Maculelê, sou eu 
Venho de longe
De Aruanda
Trazer maculelê, capoeira e canto
Sou eu, sou eu
Sou eu, Maculelê, sou eu


Certo dia na cabana um guerreiro 

Certo dia na cabana um guerreiro 
Certo dia na cabana um guerreiro 
Foi atacado por uma tribo pra valê 
Pegou dois paus, saiu de salto mortal
E gritou pula menino, que eu sou Maculelê 
Ê pula lá que eu pulo cá 
Que eu sou Maculelê 
Ê pula lá que eu quero vê 
Que eu sou Maculelê 
Ê pula eu pula você 
Que eu sou Maculelê 
Ê pula lá que eu quero vê 

Que eu sou Maculelê

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